De acordo com as novas pesquisas, um asteroide – de 340 metros de diâmetro e 55 milhões de toneladas – está se aproximando precipitadamente do planeta Terra, podendo nos atingir em outubro.
De acordo com informações do portal Express, citando dados da NASA, o asteroide FT3 com potência de destruição equivalente a 2.700 megatons de TNT vai passar pela Terra daqui a alguns meses, com uma chance de colisão, caso mude de rota.
Como exemplo tem-se: a bomba nuclear que foi lançada em Hiroshima tinha 15 quilotons de TNT.
Este objeto espacial vai passar perto do nosso planeta no dia 3 de outubro de 2019. De acordo com o portal, NASA espera que este “voo” seja o primeiro dos 165 casos previstos de aproximações entre 2019 e 2116.
Segundo a agência espacial norte-americana, “a probabilidade de impacto e o risco associado tenderão a aumentar à medida que observações forem sendo acrescentadas”, e ela ainda adicionou que, “eventualmente, a probabilidade de impacto cairá abruptamente a zero ou, se o asteroide estiver realmente em uma trajetória de colisão, a probabilidade continuará crescendo até atingir os 100%”.
O portal também informa que se ocorrer a colisão do FT3 com a Terra, a velocidade de asteroide ao entrar na atmosfera da Terra será de cerca de 20 km/s.