Sapiranga promoveu parada de conscientização contra violência ao idoso
17/06/2019 19:06 em Novidades
Atividade foi realizada na Praça Arlindo Weber e contou com roda de chimarrão
 

Na última sexta-feira, 14 de junho, a comunidade sapiranguense se mobilizou para o encontro de conscientização contra violência a pessoa idosa na Praça Arlindo Weber, Centro da cidade. A atividade promovida pela Prefeitura de Sapiranga, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Idoso e o Centro de Referência Especializada Social (CREAS), marcou o Dia Mundial da Conscientização Contra o Abuso de Idosos (15 de junho).

Durante a parada foram distribuídos folhetos informativos e squeezes (garrafinhas plásticas de hidratação) que chamavam a atenção para a data e também para a necessidade de denunciar a violência contra os idosos. "O objetivo da parada foi para dialogar com a população a respeito da violência contra os idosos, além de informar os canais de denúncia", destacou o secretário municipal de Assistência Social, Adriano de Oliveira. Os participantes da atividade de conscientização contra o abuso de idosos também realizaram uma roda de chimarrão no chimarródromo da praça coberta.

DENÚNCIAS
Estima-se que 76,3% dos casos contra idosos ocorrem dentro do próprio núcleo familiar, além de casos de violência física, psicológica, abandono, negligência e/ou violência social. As denúncias podem ser feitas pelo telefone Disque 100, em contatos com o Creas e Conselho Municipal do Idoso, Promotoria Pública ou através de registro de ocorrência na Delegacia de Polícia. Denúncias podem ser feitas pela comunidade e pelo próprio idoso.

DATA DE REFLEXÃO
A data de 15 de junho marca o Dia Mundial da Conscientização Contra o Abuso de Idosos, que foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, e, simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitá-la como normal.

 
--
Departamento de Comunicação
PREFEITURA DE SAPIRANGA

A Serviço da Comunidade
 

www.sapiranga.rs.gov.br
Facebook/PrefeituraSapiranga
(51) 3599-9500 ramais 240/230

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!