Cartório Eleitoral realizará plantões para cadastramento Biométrico
28/05/2019 14:12 em Tecnologia
Redator: Departamento de Comunicação27/05/2019
Os sapiranguenses que ainda não realizaram o cadastramento biométrico terão novas oportunidades para fazê-lo. Para que o cidadão não fique com o título de eleitor desatualizado, o Cartório Eleitoral de Sapiranga realizará plantões ao longo do ano. Serão sete finais de semana, com o objetivo de proporcionar o acesso da população para fazer o cadastramento biométrico. No mês de junho, o atendimento ocorrerá nos dias 1 e 2, julho (6 e 7), agosto (3 e 4), setembro (14 e 15), outubro (5 e 6), novembro (9 e 10) e dezembro nos dias 7 e 8, das 9 às 15 horas. 

Para realizar o cadastramento biométrico os cidadãos deverão estar munidos de documento de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou Carteira de Trabalho; comprovante de residência atualizado e em nome do eleitor (um entre os três últimos meses). Vale também comprovante em nome do pai ou mãe e ainda cônjuge. A convocação é destina a todos os eleitores sapiranguenses, inclusive para idosos acima de 70 anos (que o voto torna-se facultativo a partir desta idade), mas a biometria deve ser coletada. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, estão dispensados da obrigatoriedade de comparecer ao Cartório Eleitoral novamente.

O serviço também está disponível de segunda a sexta-feira, no Cartório Eleitoral (localizado na Avenida 20 de Setembro, 4370, bairro Sete de Setembro), das 12h às 19h. As impressões digitais e a foto serão colhidas na hora. O prazo final para a realização do cadastramento biométrico é dia 11 de março de 2020.

BIOMETRIA
Biometria é identificação do eleitor por meio do reconhecimento da impressão digital em um leitor biométrico. A biometria, aplicada à votação, permite que os eleitores sejam identificados por suas impressões digitais (ninguém poderá votar no seu lugar) e, consequentemente, diminui os riscos de fraude na hora do voto.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!