Sapiranga toma medidas para segurança nas escolas, reforço nas equipes já está em funcionamento
18/04/2023 09:24 em Novidades

 

  Desde a segunda-feira, dia 10, todas as escolas da rede municipal de ensino receberam o reforço de um profissional de portaria que vai controlar o acesso e monitorar os pátios das unidades. A medida foi tomada em resposta ao pedido dos pais que temem pela segurança de seus filhos depois de uma onda de ataques e ameaças feitas em redes sociais.

 

  A prefeita Carina Nath fez o anúncio das medidas intensivas ainda na tarde de 5 de abril, quando a notícia de um ataque a alunos de uma creche na cidade de Blumenau-SC chocou o país. "Encaminhamos a contratação emergencial de segurança para todas as nossas escolas. Além disso, o patrulhamento nas escolas já acontece e um grupo de whatsapp com a Brigada Militar, onde a direção pode acionar a qualquer momento para ocorrer uma rápida resolução de qualquer problema. Estamos preocupados com a segurança de cada aluno e de toda a comunidade escolar", frisou.

 

  A Secretaria de Educação também se mobilizou proibindo que as escolas fiquem com portões de acesso destrancados e reforçando a identificação de cada pessoa que tenha acesso aos alunos em horário de aulas. Essas normas se somam aos equipamentos de vídeo monitoramento, portões com trava elétrica, e alarme com botão de pânico já são realidade nas escolas de Sapiranga há mais tempo.

 

  Nas esferas estadual e federal as ações também se intensificam com o objetivo de fazer da escola um ambiente mais seguro. O Ministério da Justiça e Segurança Pública criou um canal exclusivo para recebimento de informações de ameaças e ataques contra as escolas. Qualquer cidadão pode acessar o canal exclusivo de denúncias disponibilizado no site do MJSP: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura . Basta copiar e colar o link no formulário anônimo e clicar em denunciar. É possível denunciar, por exemplo, sites, blogs, publicações em redes sociais e fóruns, perfis e outros conteúdos suspeitos.

 

  Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública reforça que denúncias podem ser feitas pelos canais da Brigada Militar (190) da Polícia Civil (197), e o Disque-Denúncia (181).

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!